sábado, 24 de agosto de 2013

Maçã para combater acne?

Será?

Há algumas semanas, vi em um programa matinal sobre saúde (nem precisa dizer qual é, né?) que a maçã, aquela frutinha tão básica, seria a "solução" dos meus problemas acneicos.



Como maçã tá saindo mais barato que Roacutan, não custava tentar.
Tem mais ou menos três semanas que estou ingerindo pelo menos uma maçã por dia e senti bastante melhora na pele. Não fiquei com a pele de bumbum de neném, mas foi uma melhora bem visível. Inclusive por outras pessoas.

Mas antes de vir aqui dizer que encontrei o milagre da paróquia, resolvi consultar minha nutricionista mais linda do mundo (que é uma das minhas melhores amigas), Naiara Franco, e saber mais sobre as propriedades dessa fruta.

De acordo com o que conversamos, Naiara me disse que a maçã possui uma quantidade considerável de fibras solúveis (FS) em sua polpa. Tais fibras se complexam ao colesterol (que é um tipo de gordura) contidas no intestino e as eliminam nas fezes. Ou seja, meu povo, a gordura vai embora! #tchauzinho

Mas sem rebeldia de sair comendo quilos de maçã achando que vai emagrecer, por favor! Pois pode vir a causar outro problema: prisão de ventre. Já que as mesmas "santas" fibras solúveis que nos livram da gordura, são as responsáveis por prender nosso rico e querido intestino. (E outra coisa, como educadora física eu digo: gordura que já foi acumulada no tecido adiposo, amiga, somente a queima calórica mediante atividade física é que vai te salvar. #Sorry A menos que você esteja disposta a passar fome em condições extremas de sobrevida, claro.)

"'Péra lá', mas se a fofa da maçã vai me ajudar com a pele (diga-se de passagem também com o sistema circulatório), só que vai me causar prisão de ventre, que faço então?" Aí é que entram as fibras insolúveis (FI), contidas nos cereais integrais, hortaliças e talos, principalmente. Elas é que vão fazer nosso intestino "trabalhar como um reloginho" (e não aquele remedinho do comercial). A proporção correta da ingestão de fibras é de 25 a 30g/dia, sendo FI 3:1 FS + ÁGUA (1ml/kcal/dia). Isso faz com que o intestino funcione melhor, eliminando toxinas, consequentemente, isso se reflete na pele. E ó: dá-lhe água nesse corpitcho, hein moçada?! Senão o esquema das fibras não funciona.

Naiara ainda complementou dizendo que não é só a maçã que tem a "bênção" das fibras solúveis. Também as encontramos em outras frutas, como morango e goiaba; na aveia; em leguminosas, como grão de bico, ervilha, feijão; em legumes, como cenoura e abóbora; e em alguns grãos "da moda" como o amaranto e a semente de chia.
Bom, o post ficou com dicas longas, mas saudáveis! hahahahaha Espero que ajude a alguém, assim como me ajudou. Obrigada, Naiara, minha linda! Beijo, povo... (Consulte sempre um nutricionista) Foto: site Viver Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário